Comprar ou montar um drone?

Tempo de leitura: 3 minutos

Comprar ou montar um drone? Eis a questão!

Bom, essa pergunta eu me fiz em 2011 quando comecei a pensar em fotografia e filmagem aérea. Pesquisei muito e, no Brasil, não encontrei nenhuma solução pronta ou como dizem lá fora read to fly (pronto para voar). Mesmo no exterior não havia um mercado forte, era o começo de tudo. Pesquisei bastante e entrei para a lista de espera (Inclusive paguei) da DJI com seu Phantom 1, mas acabei desistindo porque atrasaram o lançamento e eu estava ansioso por um drone. Resolvi então, junto com alguns amigos, montar meu próprio drone.


Importamos da China todos os componentes necessário para montar um quadricóptero. A espera pelos materiais durou 3 meses.


Enfim, foram tempos difíceis rs rs, muito estudo e muitas horas de voo para poder controlar o Drone (voávamos sem a ajuda do GPS), e sem falar das quedas. Haaaa as quedas…. essas mereceriam um capítulo a parte, mas para não me alongar e entedia-lo(a) fiz um vídeo com a compilação de algumas delas. Veja abaixo:

Na medida em que ganhávamos confiança, ganhávamos também ousadia para montarmos aeronaves cada vez mais robustas, foram várias: helicópteros, quadricópteros, hexacópteros, octacópteros e até um zeppeling (comprado no Brasil). Veja as fotos abaixo:

Comprar ou montar um drone?
Helicóptero TREX 800e da Align
Comprar ou montar um drone
Montagem e configuração de um quadricóptero
Comprar ou montar um drone?
Hexacóptero com gimbal de balanço.

 

Comprar ou montar um drone?
Octacóptero com grande capacidade de carga.
dirigível. Comprar ou montar um drone?
Zeppeling utilizado para publicidade em eventos.

Clique AQUI e baixe gratuitamente o seu eBook, Drone e Fotografia de Paisagem, e tenha acesso a dicas preciosas.


Nosso octacóptero, por exemplo, carregava um câmera Canon EOS 7D Mark II com lente zoom 24 – 70 mm , tremenda responsabilidade rs rs, e tinha autonomia máxima de 20 minutos.

Fizemos muitos trabalhos com eles, desde acompanhamento de obra a filmagens de escalada esportiva, mas não tínhamos uma confiança sólida nos equipamentos. Uma hora era o *ESC que falhava e na outra uma hélice que soltava, sempre havia algo para nos dar dor de cabeça.


Hoje, depois de toda minha experiência com a montagem de drones, não recomendaria a você fazer o mesmo.


O mercado de 2011 até agora evoluiu muito e existem drones para todos os gostos e bolsos (veja o artigo 17 Drones para você comprar em 2017) prontos para voar. Além disso, não tem garantia! 

Portanto, se você não quiser se aventurar e manter sua frequência cardíaca dentro da normalidade, deixe isso pra lá! Vá na loja mais próxima e compre um. Logicamente, que o fator risco vale para drones industriais também, afinal, eles brigam com a gravidade a cada decolagem. Bons voos!

* ESC (ELECTRONIC SPEED CONTROL) é um equipamento eletrônico com a função de controlar a velocidade e a potência cinética de um motor elétrico, seja variando a corrente ou variando a transição entre as diversas fases de um motor.

 

Se você gostou do post poderia, por favor, fazer um grande favor e compartilhá-lo em sua mídia social? 


Este blog é um hobby feito com muita dedicação e seu apoio realmente ajudará a mantê-lo no ar.

Forte abraço!

Gustavo Stachlewski Torres

Você tem uma  pergunta ou comentário? Por favor, sinta-se à vontade para entrar em contato diretamente pelo e-mail gustavostorres@droneinart.com ou simplesmente deixe um comentário abaixo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *